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Acerte nos alimentos e tenha uma pele bonita e sem manchas

Quem não gostaria de ter uma pele livre de manchas, rugas e até marcas de expressão? Muita gente pensa que para conseguir esse resultado só com muito creme e tratamentos estéticos. No entanto, um dos principais aliados a pele bonita é a alimentação. A nutricionista Nany Sado explica que é com os alimentos corretos que o organismo absorve vitaminas e minerais para deixar a pele saudável.

 

Os vilões da pele, segundo ela, são os alimentos processados. “Sabemos que a comida ultraprocessada ou com muito açúcar provocam acne. Além disso, a deficiência de zinco também pode piorar a acne. E na parte de celulite, alimentos com muita gordura, falta de atividade física, não tomar água pode piorar bastante a saúde da pele”, afirma Nany. 

 

Um dos sinais mais indesejados na pele são as temidas celulites. Elas são uma inflamação do tecido e costumam aparecer quando a pessoa ganha peso. “Quem já tem uma genética de acúmulo de gordura, na perna pode piorar. O paciente que não tem quando ele começa a ganhar peso ele começa a ter essa celulite, principalmente, na parte posterior da coxa”, explica. O segredo é ingerir alimentos anti inflamatórios ou com gorduras boas que contenham betacaroteno, vitamina C, ômega 6, ômega 3 e vitamina E. 

 

Na lista de alimentos anti inflamatórios estão frutas vermelhas, morango, amora e framboesa, salsão (é um vegetal que possui mais de vinte compostos anti-inflamatórios), óleo de peixe, folhas verdes, linhaça, chia e gengibre. O betacaroteno protege a pele dos raios UVA e UVB e ele está presente na cenoura, mamão, manga, batata doce, brócolis e espinafre. A vitamina C é importante para a formação de colágeno, o que deixa pele mais firme. Os campeões em vitamina C são a laranja, o limão, o kiwi e a tangerina.

 

O ômega 6 repara a pele e reforça a barreira cutânea. Ele está presente na avelã, amêndoas e nozes. Já o ômega 3 mantém dos lipídios da pele e previne a acne e o desenvolvimento de psoríase e alergias cutâneas. O ômega 3 pode ser encontrado na sardinha e no salmão. A vitamina E, assim como o ômega 6, também pode ser encontrado nas amêndoas. Ela ajuda a nutrir, a reparar a pele e a reforçar a barreira cutânea. Com tantas opções, nem dá para reclamar que não é possível cuidar da pele. A dica na nutri é: saboreie sem moderação. 

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Cuidados com delivery de comida para não se contaminar com vírus e bactérias

Sanduíches, jantinhas, massas, comida japonesa, doces e uma infinidade de outras opções para agradar todo tipo de paladar. Bastam alguns clicks e a comida chega na porta da sua casa, embalada e quentinha, pronta para ser consumida. A tecnologia na palma da mão tem feito com que o mercado de delivery cresça exponencialmente, em especial, neste tempo de pandemia em que o comércio de bares e restaurantes cumpriu decretos estaduais e permaneceu fechado. Só no ano passado, o mercado de delivery movimentou R$ 10 bilhões de reais. Este ano, a estimativa é que esse índice aumente ainda mais. É que o brasileiro aprendeu a gostar de receber as refeições em casa. Mas você já se perguntou quais os cuidados na hora de consumir alimentos prontos e que chegam no conforto do seu lar?

A nutricionista Nany Sado faz o alerta, “Um dos cuidados principais é saber a procedência do restaurante. Saber da higiene na cozinha. Além disso, quando o alimento chega na sua casa é preciso desinfetar a embalagem. Assim como quando você chega com as compras de supermercado na residência”. Para higienizar a embalagem a nutricionista explica que a limpeza pode ser feita usando o álcool 70 ou água sanitária. Na primeira opção, basta um pano úmido com álcool. Já na segunda, é preciso diluir 2 colheres de água sanitária em um litro de água, umedecer um pano seco e limpo na solução e limpar a embalagem do alimento.

Uma segunda preocupação é saber se o estabelecimento tem uma nutricionista. “Quase todos os restaurantes bons tem o aval de uma nutricionista.Ela é quem faz um manual de boas práticas na cozinha”. Neste caso a nutricionista tem que ser especialista em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Esse manual de boas práticas ensina a todos que estão na cozinha como se portar, temperatura dos alimentos, higienização dos alimentos e uma série de outras regras a serem seguidas.

Comida crua

Mesmo antes da Covid-19 os nutricionistas alertam para o consumo de comidas cruas. Elas exigem um controle rigoroso de preparo, por isso, o cliente só deve pedir delivery quando conhece a procedência do restaurante. “Se você comer, por exemplo, uma comida japonesa você precisa conhecer a procedência do restaurante. Isso porquê, se o restaurante tiver qualidade rígida ele vai ter controle do fornecedor. E a gente fala isso por conta de salmonela e outras doenças relacionadas aos alimentos. O cru é sempre bom tomar cuidado”, alerta Nany.

Embalagem

Parece uma preocupação desnecessária se o alimento vem numa embalagem plástica, de papelão ou de alumínio. Mas engana-se quem pensa assim. O vírus da Covid-19 sobrevive até 24 horas. Assim como outros vírus e bactérias. “As mais indicadas são as embalagens de papelão. O papelão mantém a temperatura do alimento e protege mais. O isopor, por sua vez, o vírus pode durar até três dias”. Se puder optar pela embalagem de papel é melhor. Mas para se proteger mesmo o cuidado depende da sua higienização quando os alimentos chegam em casa. Porque depois que saem dos restaurantes tem a entrega e no caminho também pode haver contaminação.

Em tempos de coronavírus, todo cuidado é pouco. Lave as mão antes de se alimentar, higienize os alimentos e viva com saúde. Se cuide!

Foto: Aline Caê
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O segredo para não engordar depois do casamento

Que casar engorda todo mundo sabe. O tema é tão polêmico que já foi atestado até pela ciência. Pesquisas feitas na Inglaterra, nos EUA e no Brasil indicam que o ganho de peso após o casamento é real e os casais costumam perceber na balança. A nutricionista Nany Sado explica que os quilinhos a mais estão relacionados a mudança de hábitos e de rotina dos casados. “Alguns estudos têm mostrado que os casais entram numa zona de conforto, ficam mais em casa e um tentando agradar mais o outro. Nesse contexto, eles acabam fazendo comidinhas mais gostosas e calóricas”, afirma.

Outra mudança na rotina está relacionada à vida social. Em geral, as pesquisas revelam que após o matrimônio, os casais diminuem a vida noturna e tendem a fazer reuniões de amigos em casa. “Esses encontros acabam sendo em volta da mesa e, novamente, se reúnem para comer”, destaca Nany Sado. Além desses fatores, a tv também é uma grande aliada no ganho de peso. “Quando sentam juntos em frente a televisão ficam comendo. Isso sem falar que a TV, segundo alguns estudos, está positivamente relacionada com a obesidade”, afirma a nutricionista.

Diante desse cenário de calorias e quilos a mais, é possível recuperar a forma após o casamento? Qual o segredo? A nutricionista Nany Sado garante que sim e que o segredo está aliado a disciplina e a cumplicidade. Anote aí as dicas e motive seu parceiro (a) a ficar em paz com a balança.

1-Individualidade

A dica número um é manter a individualidade dentro do casamento. “É ter um tempo dedicado a você. Por exemplo, se você gosta de fazer atividade física, dedique momento para isso”. Mas isso não quer dizer que você precisa fazer a atividade sozinho. A nutricionista indica que convidar o parceiro (a) para a atividade física traz mais cumplicidade a vida a dois.

Manter a individualidade é entender que, apesar de serem um casal, cada um é único. E, sendo único, tem anseios e gostos diferentes. Não brigue porque o esposo quer ir pro futebol. Deixe o ir ou vá com ele. Não fique chateado quando sua esposa for caminhar com as amigas no parque ou treinar na academia. “Essas atividades aumentam a felicidade porque você aumenta os hormônios de serotonina, endorfina e dopamina. E se você está feliz, você leva essa felicidade para dentro do casamento”, destaca Sado.

2-Tenha Foco

A disciplina é a principal aliada na perda de peso. Ela é responsável por acender o sinal vermelho de “pare” na hora de comer alimentos calóricos ou exagerar na alimentação. “Se comprometa com o seu dia a dia e não desista na primeira dificuldade. O foco deve ser o seu objetivo. A dieta e o treino com disciplina, como rotina, como parte da vida, ajuda no ganho de resultados”, destaca a nutricionista.

Portanto, dê o primeiro passo. Levante do sofá, esqueça a TV por alguns minutos, coloque um tênis e vá se exercitar.

3-Procure ajuda

Antes de dar um google em ‘dietas para emagrecer depois de casado’, lembre- se de que cada um tem um biotipo. A dieta que funciona para um pode não funcionar para outra pessoa. Por isso, ter acompanhamento com um nutricionista é fundamental. “A nutricionista vai entender o que cada um gosta, o que o outro gosta e tentar juntar isso num cardápio que faça com que eles emagreçam e que ao mesmo tempo sejam felizes. Que tenham o seu vinho e o seu churrasco dentro desse plano alimentar”, afirma Nany.

Isso sem falar que as dietas ditas “da moda” são um perigo para o controle do peso e, em muitos casos, podem resultar em complicações para a saúde, como fraqueza, perda de massa muscular, desidratação, cansaço, aumento de colesterol e doenças cardiovasculares.

Por fim, a cumplicidade é que vai ser a grande aliada na luta contra o ganho de peso pós casamento. “Um precisa ajudar o outro, na dieta e nos treinos. Palavras de incentivo ajudam a manter a motivação”, afirma a nutricionista. Não bastasse tudo isso, cultivar a admiração pelo outro, elogiar, dar apoio são cuidados que tornam o amor e a vida a dois mais feliz.

 

Foto: Aline Caê

Nutricionista Nany Sado dá dicas para quem quer emagrecer
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8 dicas para emagrecer e não engordar nunca mais

Você já se perguntou por que algumas pessoas conseguem emagrecer e manter o peso? A verdade é que isso não depende apenas da dieta, mas de mudanças de hábitos, quebra de crenças e definição de objetivos. Mesmo assim, há dicas simples para emagrecer, evitar o efeito sanfona e não voltar a engordar.

Afinal, já pensou que o tamanho do prato do restaurante pode influenciar a quantidade de comida que você come? Por isso, a nutricionista Nany Sado lista oitos dicas práticas para você aplicar já no seu dia a dia!

1. Pese-se

As pessoas fogem muito da balança porque não querem saber quanto estão pesando. Mas quando você sabe o quanto você pesa, você sabe onde quer chegar. A dica é se pesar, pelo menos, na segunda-feira e na sexta-feira, no mesmo horário, de preferência, pela manhã, e sempre na mesma balança. Afinal, nem todas as balanças são calibradas e apresentam seu peso correto.

2.  Coma em pratos pequenos

Já reparou que quando você vai a um restaurante self-service há sempre um prato grande? É para que você coma mais! Quando o prato é pequeno, você tende a colocar a quantidade que você necessita de comida. Assim,  fica muito mais fácil preencher o prato e, claro, ter a sensação de que está comendo o suficiente. Além disso, coma devagar, apreciando a refeição.

3. Beba água

Esta é uma das dicas valiosas para quem quer emagrecer. Muitas vezes você não está com fome, mas, sim, com sede. O cérebro, a principio, não consegue identificar as duas sensações. Está com fome? Beba água. Além disso, vale lembrar que quando sentimos necessidade de beber um copo d’ água é porque as mucosas estão desidratando, o que indica uma desidratação de 5% a 7 % do seu organismo. Ou seja, o ideal é não ter essa sensação de sede.

4. Coma pouco à noite

As pessoas que comem muito à noite acabam engordando mais. Por isso, uma das dicas para emagrecer é jantar cedo, à moda do americanos e canadenses que jantam às 18h, 19h. A outra alternativa é comer uma refeição mais leve. Se optar pelo segundo caminho, pode comer um pouco mais tarde.

5. Não coma com interferência

Sabe aquelas pessoas que comem mexendo no celular? Elas podem engordar até três quilos em um ano! Deixe o celular de lado e preste atenção no sabor e nas texturas da comida. Tente dedicar sua atenção unicamente à refeição. Essa técnica é chamada de mindful eating.

6. Pratique exercícios

Todas as pessoas que emagrecem e continuam magras se exercitam. Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere ao menos 30 minutos de exercícios todos os dia. Se você vai à academia de quatro a cinco vezes por semana e fica uma hora, já está dentro do recomendado. Ou seja, faça do exercício parte da sua rotina, como escovar os dentes ou pentear os cabelos!

7. Não ingira álcool após a musculação

A ingestão do álcool atrapalha muito o resultados dos treino de força, uma vez que o álcool interfere na síntese proteica e no ganho de massa magra. Deixe o álcool para o dia que você não vai fazer exercícios de força. Também é importante saber que o álcool tem de ser ingerido com moderação. Portanto, lembre-se de quantificar o álcool que você ingere.

8. Diminua o sal

Diminuir o sal da comida é uma boa dica para emagrecer. As pessoas que comem muito sal, retém muito mais líquido e também sofrem alterações no paladar. Ou seja, tendem a comer mais e as chances de encarar o efeito sanfona aumentam.

Alimentação pode ser direcionada para a saúde dos cabelos. É a chamada nutrição capilar
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O que é Nutrição Capilar e quais alimentos fazem bem para o cabelo

A nutrição capilar é uma das vertentes da Nutrição Estética. Segundo a nutricionista, Nany Sado, em artigo publicado no blog Viva Saúde da Revista Ludovica,  a nutrição capilar é um tratamento de dentro para fora, que ajuda a ressaltar a beleza tornando o organismo mais saudável. Para resultados ainda melhores, o tratamento é feito em conjunto com o Dermatologista ou Tricologista (especialista em cabelo e couro cabeludo).

Segundo a nutricionista, a aparência do cabelo pode ser a responsável pelo alerta de que a pessoa precisa se nutrir melhor. Afinal de contas, estar magro ou praticar exercícios regulares não é sinônimo de um organismo bem nutrido. Aliás, dietas hipocalóricas podem ser as responsáveis pelos sintomas.

Assim, seja pela queda de cabelo (alopecia), ressecamento dos fios, quebra ou oleosidade o indivíduo se atenta para o impacto de fatores genéticos, hormonais ou alimentares. A nutrição capital identifica o que está causando o problema  por meio de exame sanguíneo ou sublingual e direciona o tratamento.

Por isso, além de uma nova dieta, a microbiota intestinal, onde os nutrientes são absorvidos, também recebe atenção. Normalmente, são usado probióticos. É importante enfatizar que a saúde capilar depende de avaliação e tratamento individualizados.

Quais alimentos são aliados da nutrição capilar

São alimentos aliados da Nutrição capilar, a carne vermelha e os vegetais de folhas verdes escuras. Afinal, são fontes de zinco,  mineral que estimula a síntese da célula e faz o cabelo crescer. Eles também são ricos em ferro e previnem a queda dos fios.

O chá-verde, o chá-branco, o chá-vermelho e o chá-preto tem catequinas, um oxidante que ajuda no desenvolvimento do bulbo capilar.   A sardinha e o amendoim têm vitamina Q10.  Já rins, fígado e a gema de ovo são ricos em Vitamina H (biotina), que quando ausente provoca alopecia.  Neste último caso, a suplementação é comum.  Portanto, uma variedade de nutrientes fará muito bem ao seu cabelo.

 

Nutricionista e Coach Nany Sado explica a importância do mindset para você emagrecer
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Mindset: como ele afeta seu emagrecimento

Você já  pensou em como as pessoas que você mais convive afetam o seu mindset? Como elas podem estar te impedindo de emagrecer?  Além disso, como elas podem te ajudar a atingir seus objetivos? A nutricionista Nany Sado, que também é master coach, relata que “quando você começa a conviver com pessoas que tem o mesmo objetivo que o seu, você vai chegar muito mais fácil lá.”

Primeiro, é preciso entender melhor o que significa mindset.  A palavra em inglês resulta da junção de “mente” e “configuração”. Ou seja, é a maneira como você configura os seus pensamentos. Estudos relacionados ao coaching mostram que a maneira de pensar pode conduzir os acontecimentos da sua vida. Trazendo para o âmbito da Nutrição, por exemplo, um paciente terá muito mais dificuldade para emagrecer, se ele não acreditar que consegue.

Da mesma forma, quem está ao seu redor, também afeta o seu mindset, de acordo com os próprios objetivos e crenças limitantes. Testes mostram que os indivíduos  incorporam o comportamento da comunidade, principalmente de quem é mais próximo.”Se você anda com uma pessoa que não cuida da saúde, você não vai cuidar da saúde. Se você anda com uma pessoa que é muito bem sucedida, vocês será bem sucedida tanto quanto ela”, explica Nany.

Mindset bilionário e média das cinco pessoas 

Utilizando como base o livro Bilionários, de Ricardo Geromel,  a nutricionista Nany Sado explica que as pessoas com quem você mais convive ajudam a mudar seu mindset na hora de se dedicar à reeducação alimentar e ao processo de emagrecimento, uma vez que somos influenciados pela sociedade. “No livro, ele (Ricardo Geromel) coloca uma frase engraçada, que é: ‘tubarão nada com tubarão e sardinha nada com sardinha'”.

Outro exemplo utilizado pelo autor é a média das cinco pessoas com quem você mais convive. De acordo com ele, ao somar o patrimônio do seu grupo de maior convívio e fazer uma média, você irá se deparar com quanto acumulou.  “A sociedade vai mudar a sua vida. Com quem você está andando?”, questiona Nany.

Assim, a ideia é que você busque inspiração em pessoas próximas e construa seu mindset para alcançar seus objetivos. “O que você quer para a sua vida e o que essas pessoas podem trazer para você? Converse com o seu nutricionista. Se modele e seja a média das cinco pessoas que você mais convive.”

mesa com ovos, feijão, grão de bico, salmão
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Cálcio: consuma mais, previna doenças e tenha qualidade de vida

Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), divulgados no início do mês, os brasileiros consomem metade da quantidade de cálcio recomendada por dia. Para a nutricionista Nany Sado, o baixo consumo está relacionado a maus hábitos alimentares, como ingestão de fast food, processados e refrigerantes.

A falta deste mineral  na alimentação aumenta a incidência de doenças como osteopenia, que é a perda precoce da densidade óssea, e osteoporose, que ocorre com o envelhecimento do indivíduo. O cálcio é fundamental para a constituição de ossos, dentes e músculos. Ele pode ser encontrado em vários alimentos, em uma dieta rica e variada, que não depende apenas do leite. Ainda assim, a ingestão tem ser contínua e feita o quanto antes.

“Você vai fazendo uma poupança desde criança e quando chega nos 30 nós temos de ter nossa matriz óssea formada. É que depois disso, a gente não ganha muito. Na verdade, a gente acaba é perdendo. E com os 45 anos, se perde ainda mais”, conta Nany sobre a necessidade de acumular cálcio para prevenir doenças relacionadas à perda de massa óssea.

O cálcio não vem só do leite

O leite é a fonte mais conhecida  e popular de cálcio. Todavia, sardinha, salmão, feijão branco, vegetais escuros, melaço e batata-doce são fontes deste mineral. Todos estes alimentos não contém lactose. Ou seja, podem ser utilizados por pacientes com intolerância. Além disso, há ainda leite de castanhas e iogurtes enriquecidos com cálcio e tofu.

Também vale lembrar que é possível estimular a maior absorção do mineral por meio de horários e combinações de alimentos.  Por ser alcalino, ingerir cálcio à noite, por exemplo, é uma maneira de potencializar a quantidade metabolizada pelo organismo, uma vez que encontrará o intestino mais ácido.

Se você quiser saber mais sobre como absorver vitaminas e minerais, clique AQUI!

Mulher faz sua hidratação durante treino bebendo água
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A hidratação vai melhorar seu desempenho nos treinos

O processo de hidratação ao realizar um treino pode virar quase uma tarefa automática. Mas se você quer garantir desempenho e resultados é melhor se atentar em como está ingerindo líquido.
Afinal, para começar, a desidratação afeta a performance ao se exercitar, provoca fadiga e câimbras. A falta de líquido pode trazer consequências muito mais graves, como convulsões e arritmia cardíaca.
E mais… talvez você não saiba, mas com acompanhamento nutricional é possível determinar a quantidade de líquido a ser ingerido de acordo com a atividade física que o paciente irá realizar.
Vale lembrar ainda que cada organismo tem características particulares a serem analisadas. Também são únicas as variáveis para executar um exercício, como uma prova de corrida de rua, por exemplo. E,  não só por isso, o profissional de Nutrição é importantíssimo para quem é atleta ou busca ganhar desempenho.
No plano alimentar,  por exemplo, a água tem papel fundamental para que o paciente alcance bons resultados, a começar pela composição do nosso organismo, que tem mais de 60% de água. É o líquido, que  estimula o funcionamento de rins, intestino e liberação de toxinas.

A nutricionista Nany Sado destrinchou vários aspectos sobre como a  hidratação pode te ajudar a alcançar melhores resultados em  um post para o blog Viva Saúde da revista Ludovica. Confira aqui! Uma das questões abordadas por ela é  um protocolo simples  para ajudar na hora de saber quanto de água cada um deve ingerir por dia.  Bastaria multiplicar o peso atual por 35 ml.

Nutricionista Nany Sado também é coaching e faz análise comportamental
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A análise comportamental vai te ajudar a ser mais saudável

A análise comportamental é uma ferramenta que tem ajudado muito os nutricionistas no consultório e incrementado o resultados dos pacientes. Afinal, você sabe quem você é, quais as suas metas e quantos quilos quer pesar? Você já pensou que tem de saber um pouco mais sobre você para alcançar seus objetivos?
A nutricionista Nany Sado é analista comportamental e utiliza a técnica para traçar o perfil de pacientes. Assim, ela os auxilia no processo de autoconhecimento, definição de metas e caminho para alcançá-las.
“O mais legal do teste de análise comportamental é que você pode descobrir quem é você e o que está se adaptando para ser. Você descobre o que as pessoas acham e esperam de você. Quando você tem consciência disso, você se adapta com muito mais facilidade”, explica Nany Sado.
Depois desta avaliação, é escrever as metas no papel! “É muito mais fácil atingir as metas quando você sabe o que quer”, afirma Nany Sado. Se você quer perder 10 kg o que precisa ser feito para chegar até lá? Assim, o paciente tem mais consciência ao seguir o plano alimentar.
Ou seja, a verdade é que a análise comportamental impacta vários aspectos do cotidiano, podendo ser aplicada para a carreira e a vida pessoal. Confira o vídeo sobre o assunto no Youtube!
Mulher com fita métrica e alimentos termogênicos sobre a mesa
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Termogênicos: entenda a função de alimentos e suplementos

Desde 2018, a nutricionista Nany Sado compartilha no Blog Viva Saúde, da Revista Ludovica, conteúdos que vão te ajudar a ficar com a saúde em dia. Por lá,  ela divide com você conhecimentos teóricos e práticos relacionados a Nutrição. Neste mês de janeiro, em que todos retomam a rotina e muitos carregam quilinhos a mais, adquiridos nas férias, o assunto foi o uso de termogênicos.

Os termogênicos exigem do seu corpo mais energia para digeri-los. Isso é bem legal porque reflete diretamente no aumento da taxa metabólica do organismo. Ou seja, no gasto energético em repouso.

Todavia, o que os estudos demonstram é que alimentos e suplementos termogênicos estão muito mais relacionados à queima de gordura do que ao emagrecimento.  Por isso,  pouco adiantará  ingerir suplementação ou alimentos termogênicos, se a atividade física não fizer parte da rotina.

Só utilize termogênicos com orientação médica ou nutricional

É importante ressaltar que a ingestão, principalmente, de suplementação tem de ser condicionada à orientação de um nutricionista ou médico especialista. Afinal, a dosagem errada traz riscos para a saúde! Também vale lembrar que o plano nutricional tem de ser individualizado, de modo a atender as necessidades de cada pessoa.

Ficou interessado pelo assunto?  Confira o post no site da Revista Ludovica AQUI!

Nany Sado - Doctoralia.com.br