Panetone ganha versões adaptadas para quem tem restrições alimentares

Com as festas de fim de ano se aproximando fica praticamente impossível resistir às delícias natalinas. Entre elas está o panetone, uma iguaria desta época do ano e uma das sobremesas mais consumidas nas comemorações natalinas. Porém, é preciso ter cuidado. Este alimento oferece alto teor calórico e pode facilitar o ganho de peso se consumido em excesso. Para se ter uma ideia, uma fatia de 80 gramas contém 300 calorias.

É comum sentir aquela vontade incontrolável de comer doce de vez em quando. No período das festas, esse desejo aumenta ainda mais. A família reunida e o clima de férias são propícios para degustar essa delícia. “É muito difícil resistir aos docinhos e delícias das festas de fim de ano. Mas para algumas pessoas, evitar o consumo é necessário, pois trata-se de uma questão de saúde”, alerta a nutricionista Nany Sado.

Por isso, apostar em opções de panetones mais saudáveis, menos calóricos, low carbs ou com restrição de algum ingrediente pode ser uma alternativa para quem não quer perder o foco da dieta ou não colocar a saúde em risco. “Hoje em dia já não é tão difícil encontrar opções de panetone mais saudáveis que podem ser consumidos por quem tem restrições severas na alimentação”, garante.

Os supermercados geralmente vendem apenas a versão tradicional, que contém mais açúcar, possui muitas calorias e outros ingredientes que deixam o alimento super industrializado. “Entretanto, já é possível encontrar algumas boas opções visitando lojas de produtos naturais, casas específicas de produtos sem glúten, por exemplo, ou pela internet”, diz. Mas para fazer a escolha certa é preciso ter um conhecimento básico de cada tipo de panetone para não jogar dinheiro fora ou ser confundido pelas marcas.

Com o panetone low carb, por exemplo, é possível poder saborear esse clássico sem desconsiderar a saúde. Nessa versão, o panetone é feito com ingredientes alternativos aos tradicionais como farinha de coco ou amêndoas. “Esses ingredientes contêm baixo teor de carboidratos e livre de glúten, podem ser consumidos por portadores da doença celíaca. O sabor doce pode ficar por conta do eritritol, um adoçante natural”.

Sem açúcar

Um panetone diet, sem glúten, sem açúcar, 100% integral e sem farinha de trigo, além de ser uma ótima opção para quem está de dieta, é o mais indicado para quem tem diabetes. “Ele é feito com farinha integral, adoçado com açúcar demerara ou adoçante stevia e fermento biológico. É comer sem medo”, brinca.

Já existe no mercado também a opção vegana. Mas é preciso ter cuidado com essa versão do panetone. Para quem está de dieta pode não ser a alternativa mais indicada. “Isso porque o panetone vegano é rico em açúcares, chocolates, frutas cristalizadas, farinhas brancas etc. É melhor deixar essa opção para quem realmente não consome nenhum alimento de origem animal como ovos e leite”, orienta a nutricionista.

Alimentos mais nutritivos

Segundo a cheff da Nattu Cozine, Laisa Azevedo, a procura por alimentos mais nutritivos e menos inflamatórios é uma tendência que veio para ficar, principalmente por conta da pandemia. “As pessoas estão procurando se alimentar melhor, sem perder o sabor e não sacrificar a dieta. Por isso, esses alimentos [os panetones] mais funcionais são uma ótima alternativa.” 

Ela explica que as versões low carb são as mais caras, isso porque levam farinhas de oleaginosas como as de castanhas, as de coco entre outras, na receita. “Porém são mais ricas em fibras, isso promove mais saciedade, ou seja, por ter mais fibras a pessoa acaba comendo menos”, explica. Portanto, podem ser boas alternativas para quem quer emagrecer.

Já as versões veganas e as funcionais geralmente têm a mesma base de receita. “Levam farinha de arroz, fécula de batata ou de mandioca e mais alguma fibra, como a linhaça, então acabam sendo opções mais baratas, mas que podem ter um índice glicêmico maior ou mais calorias”, compara.

 

Quer saber mais? Veja entrevista com a Drª Nany Sado para a TV Anhanguera.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nany Sado - Doctoralia.com.br