O que é Nutrição Capilar e quais alimentos fazem bem para o cabelo

Alimentação pode ser direcionada para a saúde dos cabelos. É a chamada nutrição capilar

A nutrição capilar é uma das vertentes da Nutrição Estética. Segundo a nutricionista, Nany Sado, em artigo publicado no blog Viva Saúde da Revista Ludovica,  a nutrição capilar é um tratamento de dentro para fora, que ajuda a ressaltar a beleza tornando o organismo mais saudável. Para resultados ainda melhores, o tratamento é feito em conjunto com o Dermatologista ou Tricologista (especialista em cabelo e couro cabeludo).

Segundo a nutricionista, a aparência do cabelo pode ser a responsável pelo alerta de que a pessoa precisa se nutrir melhor. Afinal de contas, estar magro ou praticar exercícios regulares não é sinônimo de um organismo bem nutrido. Aliás, dietas hipocalóricas podem ser as responsáveis pelos sintomas.

Assim, seja pela queda de cabelo (alopecia), ressecamento dos fios, quebra ou oleosidade o indivíduo se atenta para o impacto de fatores genéticos, hormonais ou alimentares. A nutrição capital identifica o que está causando o problema  por meio de exame sanguíneo ou sublingual e direciona o tratamento.

Por isso, além de uma nova dieta, a microbiota intestinal, onde os nutrientes são absorvidos, também recebe atenção. Normalmente, são usado probióticos. É importante enfatizar que a saúde capilar depende de avaliação e tratamento individualizados.

Quais alimentos são aliados da nutrição capilar

São alimentos aliados da Nutrição capilar, a carne vermelha e os vegetais de folhas verdes escuras. Afinal, são fontes de zinco,  mineral que estimula a síntese da célula e faz o cabelo crescer. Eles também são ricos em ferro e previnem a queda dos fios.

O chá-verde, o chá-branco, o chá-vermelho e o chá-preto tem catequinas, um oxidante que ajuda no desenvolvimento do bulbo capilar.   A sardinha e o amendoim têm vitamina Q10.  Já rins, fígado e a gema de ovo são ricos em Vitamina H (biotina), que quando ausente provoca alopecia.  Neste último caso, a suplementação é comum.  Portanto, uma variedade de nutrientes fará muito bem ao seu cabelo.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*