Baixa ingestão de carboidrato é aliada no controle do diabetes

O Reino Unido aprovou a baixa ingestão de carboidratos como método para controle do diabetes. Assim, a alimentação é apontada como um dos principais fatores para o avanço e fatalidade da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2016, 406.452 pessoas morreram em decorrência da doença.Além disso,  atualmente, estima-se 13 milhões de pessoas diabéticas no País.

A restrição de carboidratos na alimentação, já adotada pelo Serviço Nacional de Saúde britânico, pode ajudar no controle do diabetes.  Por isso, a nutricionista Nany Sado, em entrevista à Rádio CBN Goiânia, explica o funcionamento da dieta.

Controle da ingestão de carboidratos já ajuda no controle do diabetes no Reino Unido | Reprodução

 

CBN | Quais são os benefícios da baixa ingestão de carboidratos?

O Reino Unido viu que o paciente que tem diabetes 2 fazendo uma redução dos carboidratos, principalmente dos refinados e do trigo, que tem amilopectina, que hoje já se descobriu que é muito inflamatório para o organismo levando a resistência à insulina.  Eles viram que fazendo essa redução da ingestão de carboidrato e aumentando o aporte de proteínas, os pacientes tiveram uma redução dos marcadores da diabetes. E no Brasil nós temos 406mil pessoas que morreram de 2010 a 2016 por conta do diabetes. Então, seria uma estratégia que nós nutricionistas e endocrinologistas poderíamos estra usando também.

 

CBN | Qual a ligação desses alimentos com o diabetes?

Os alimentos com carboidrato aumentam muito o índice glicêmico, aumenta muito a glicemia do paciente. Como o paciente tem resistência à insulina, é liberada a insulina, mas essa energia não consegue entrar na célula. Isso começa a inflamar muito o seu corpo, gerando doenças crônicas, como a doença cardiovascular e leva à síndrome metabólica, aumento de pressão arterial, resistência à insulina, aumento do risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Tudo isso, o paciente poderia ter por conta dessa inflamação.

CBN | Quais alimentos devem ser evitados? 

os alimentos que contém trigo, com pizza e sanduíches. As batatas, que é um carboidrato que o brasileiro consome muito, arroz branco, que tem alto índice glicêmico, macarrão. Estes alimentos deveriam ser evitados e no lugar do arroz branco, um arroz integral. No lugar do macarrão, macarrão integral. E nesta dieta britânica eles tiram até mesmo o macarrão integral, vindo do trigo.

 

CBN| No caso da frutas, também tem essa preocupação?  A gente ouve falar muito que as frutas contém muito açúcar, sucralose, elas também são considerados alimentos de alto índice glicêmico?

Sim. Os pacientes com diabetes têm de ter um controle maior, um plano alimentar calculado e realmente há uma redução das frutas de alto índice glicêmico. A gente começa a colocar umas frutas de baixo índice glicêmico, como a maçã, o abacate que é rico em gorduras boas, o coco, a pera mais verde, que tem menos frutose. São essas que nós, nutricionistas, priorizamos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nany Sado - Doctoralia.com.br