Faça as pazes com seu intestino

A Prisão de ventre é um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. O uso de analgésicos (principalmente narcóticos), cálcio e ferro em excesso, chocolate, uso excessivo de laxantes, antiácidos podem piorar a saúde do intestino. De acordo com a nutricionista Nany Sado, com a saúde do órgão em dia, outros sistemas do organismo também melhoram. “O intestino saudável favorece o sistema nervoso, imunológico, endócrino e ajuda a emagrecer”, declara.

Segundo especialistas em saúde, o normal é ir ao banheiro entre 3 e 12 vezes por semana. Não conseguir atender a esta frequência pode causar desconforto, distensão e inchaço abdominal. Além de mal-estar, gases e distúrbios digestivos. “Um intestino saudável possui uma maior colonização de bactérias benéficas que auxiliam nos processos de digestão e absorção de nutrientes. A microbiota intestinal saudável fortalece o sistema imunológico”, destaca Nany.

Segundo a nutricionista, a prisão de ventre tem motivos bem conhecidos, como uma dieta pobre em fibras, ignorar o desejo de ir ao banheiro repetidamente, não beber água suficientemente e a falta de exercícios físicos. “A água é o básico. E não é outro líquido como suco, leite, refrigerante. É água. Pelo menos 1,5l por dia”, afirma Sado.

Alguns alimentos são probióticos, ou seja, contém bactérias vivas que ajudam na saúde intestinal. Entre eles, estão: iogurte (leite fermentado);kefir (obtido a partir da fermentação de leite, água adoçada ou água de coco);kombucha (bebida feita a partir da fermentação do açúcar do chá preto);chucrute (conserva de repolho fermentado em água e sal). As bactérias vivas dos probióticos ajudam na melhor digestão e numa absorção eficiente dos nutrientes.

Alimentos amigos do intestino

-Legumes e Hortaliças
-Café e chá preto, verde e mate
-Água e sucos naturais
-Sementes
-Frutas
-Cereais integrais
-Iogurte com probiótico
-Leguminosas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nany Sado - Doctoralia.com.br