Vem verão, que estamos na medida certa

Entra ano e sai ano a preocupação com estar na medida certa para o verão acomete centenas de pessoas que desejam aproveitar o sol na beira mar ou na piscina. Neste ano com muito mais cuidados por conta da pandemia. Por falar em pandemia, pesquisas revelam que durante o período de isolamento social, quatro entre dez brasileiros ganharam peso. Eliminar as gordurinhas se tornou a meta de muita gente para 2021. O problema é que na guerra contra a balança muita gente faz dietas restritivas e prejudicam a saúde. “Estar na medida certa depende de reeducação alimentar e exercícios físicos. Dietas restritivas provocam o efeito sanfona de ‘engorda’ e ‘emagrece’. E isso faz mal ao corpo”, afirma a nutricionista Nany Sado.

Entre as principais ciladas das dietas para o verão, estão cortar grupos alimentares, substituir a água por chás ou sucos detox, comer muito menos que a necessidade do corpo, fazer dieta líquida por muitos dias. Nany Sado, explica os riscos.

Cortar grupos alimentares: “O correto é reduzir o grupo alimentar. Nunca cortar porque se você cortar um grupo vai ficar sem energia. Então, a gente nunca corta, mesmo numa dieta low carb a gente tem um pouco de carboidrato”, afirma.

Substituir a água por outras bebidas: “A Água nunca deve ser substituída, você pode colocar os chás durante o dia sem problemas. Se for um chá termogênico até umas três horas da tarde. Após esse horário, já começar nos chás mais calmantes para baixar o cortisol. Diariamente cada pessoa deve consumir 35 ml de água vezes o seu peso. Isso livre de qualquer outra bebida”, afirma.

Comer menos do que o corpo precisa: “ É uma estratégia da dieta. A dieta é feita abaixo da sua taxa metabólica basal porque se a gente colocar acima você não vai perder peso, vai engordar. Mas não podemos comer muito abaixo do que o corpo precisa porque a pessoa emagrece e não mantém o peso. Aí entra no efeito sanfona. Não é uma reeducação alimentar”, explica.

Dieta líquida: “ Pode ser usada de vez em quando. Pode ser uma estratégia colocada dentro de um plano alimentar previamente manipulado para você. Dependendo do plano que a gente faz pode colocar líquida. Não todos os dias, mas apenas num dia da semana”, informa.

Comer a cada 3 horas: “ Os tempos mudaram. Hoje não tem mais essa coisa de comer de três em três horas. A gente respeita a fome. Devemos honrar a fome. Não somos um robô que você tem que tomar café às 7 horas e tem que lanchar às 10h. O que devemos fazer é nos alimentar quando sentimos fome e tomar cuidado para não estender muito tempo entre uma refeição e outra para na hora de comer não estar com muita fome’, destaca.

Com tantas dicas, estar na medida certa para o verão exige um compromisso pessoal, disciplina e  força de vontade. “O segredo é começar de um verão para o outro. Praticar exercícios físicos. Reduzir carboidratos, principalmente os simples como, pizza, cerveja, biscoito, sanduíche, bolo. Reduzir as carnes gordas e ficar de olho na balança. Pesar segunda e sexta para avaliar a mudança de peso e tomar cuidado para não perder massa magra porque o organismo fica muito lento e a pessoa pode ter sarcopenia”, conclui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nany Sado - Doctoralia.com.br